Quem Somos Motociclismo Automobilismo Náutica Ciclismo Parceiros
Wallpaper Oportunidades Cadastre-se Contato
   
Encontre-nos nas Redes  
 
 
 
    Notícias
 

domingo, 21 de julho de 2013, 21:37
Com manobra antológica sobre Rossi, Márquez vence a 3ª do ano nos EUA

 
Novato repetiu ultrapassagem feita pelo próprio heptacampeão contra Stoner, em 2008, por fora no Saca-Rolha, e disparou no campeonato com novo triunfo

Se faltava alguma coisa para que Marc Márquez provasse sua condição de menino prodígio da MotoGP, a partir deste domingo não falta mais. No GP dos Estados Unidos, nona etapa da temporada 2013, o novato da Honda conquistou sua terceira vitória na categoria após fazer uma ultrapassagem antológica sobre ninguém menos que Valentino Rossi, e vencer um duelo com seu ex-rival na Moto2, Stefan Bradl.

Largando da segunda posição no grid, o piloto da Honda arrancou mal e foi superado pelo próprio Rossi na primeira curva, quase perdendo também a terceira posição para o outro piloto oficial da Yamaha, Jorge Lorenzo. Ainda na passagem de abertura, o estreante cometeu um pequeno erro na subida da reta Rahal, ficando ameaçado novamente por Lorenzo e por Álvaro Bautista.

Refeito do começo complicado, Márquez aproveitou a grande superioridade dos modelos RC213V em relação aos YZR-M1 no traçado de Laguna Seca, e partiu para cima do heptacampeão de forma incisiva. No quarto giro, o competidor de 20 anos emparelhou por fora com o “Doutor” para a entrada do temido Saca-Rolha, fazendo uma manobra precisa para ganhar a posição. Para conferir um vídeo do lance, clique aqui.

Rossi ainda tentou dificultar a vida do ibérico e espalhar na segunda perna, mas Márquez aproveitou a zebra e a área de escape em asfalto para se segurar e consumar a ultrapassagem. A cena foi um déjà vu da edição de 2008, quando Rossi praticou manobra bastante semelhante contra o então campeão Casey Stoner, à época na Ducati. “Vou cobrar os direitos autorais”, brincou o veterano, na entrevista coletiva pós-prova.

partir de então, o debutante reviveu a luta pelo título de 2011 na Moto2 e iniciou uma perseguição ao surpreendente Bradl, que abrira uma boa vantagem nas primeiras voltas a bordo de sua Honda satélite. Depois de encostar no competidor da LCR e estudá-lo por algumas voltas, Márquez enfim encontrou espaço para superá-lo com por dentro, na freada para a última curva, quando a volta 19 já estava em seu encerramento.

Agora líder, o jovem espanhol abriu diferença segura o suficiente para confirmar seu terceiro triunfo na temporada sem sustos, tornando-se o primeiro estreante a conseguir uma vitória no exigente circuito da Califórnia. Bradl também cruzou a linha de chegada comemorando, já que, depois de marcar sua primeira pole na divisão principal no sábado, ele fechou a boa campanha em Monterey com o primeiro pódio, em segundo. Rossi ainda se segurou dos ataques de outra Honda satélite, conduzida por Bautista, para marcar presença na cerimônia de premiação pela terceira vez seguida.


Para consumar a manobra por fora contra Rossi, Márquez teve de usar até um pouco da área de escape do Saca-Rolha (Divulgação/MotoGP)

Lutando contra lesões na clavícula esquerda, tanto Lorenzo quanto o companheiro de Márquez no time oficial da Honda, Dani Pedrosa, passaram a prova em uma discreta disputa pelo quinto lugar e, ao fim das 32 voltas, foi o tri vice-campeão quem se saiu melhor. O piloto do #99 fechou somente em sexto, com Cal Crutchlow, em desempenho abaixo da média para a Tech 3 Yamaha, na sétima colocação.

Nicky Hayden e Andrea Dovizioso tiveram luta doméstica parelha pelo oitavo posto e, entre diversas trocas de posição, o americano levou a melhor, dando certo contentamento à torcida local. Héctor Barberá aproveitou um erro de Aleix Espargaró, que caiu sozinho na sétima passagem, para levar sua Avintia FTR-Kawasaki ao décimo lugar, sendo o mais bem colocado entre as motos CRTs.

Com os resultados de Laguna Seca, Márquez subiu para 163 pontos e disparou na liderança do campeonato, abrindo 16 em relação a Pedrosa. Lorenzo é o terceiro, com 137. Em ascensão na tabela, Rossi chegou a 117 e finalmente despachou Crutchlow, restabelecendo a hegemonia de Honda e Yamaha nas quatro primeiras posições. Ao fim da prova, o maior campeão em atividade deu um caloroso abraço na nova estrela da categoria, reconhecendo a qualidade de sua ultrapassagem.

A MotoGP entra agora em recesso de quase um mês e volta à ação no dia 18 de agosto, novamente em solo americano, com o GP de Indianápolis.

Resultado final – Laguna Seca:
1º. Marc Márquez (ESP/Honda) 32 voltas em 44min00s695
2º. Stefan Bradl (ALE/LCR Honda) a 2s298
3º. Valentino Rossi (ITA/Yamaha) a 4s498
4º. Álvaro Bautista (ESP/Gresini Honda) a 4s557
5º. Dani Pedrosa (ESP/Honda) a 9s257
6º. Jorge Lorenzo (ESP/Yamaha) (*) a 12s970
7º. Cal Crutchlow (ING/Tech 3 Yamaha) a 15s304
8º. Nicky Hayden (EUA/Ducati) a 33s963
9º. Andrea Dovizioso (ITA/Ducati) a 34s129
10º. Héctor Barberá (ESP/Avintia FTR-Kawasaki) a 1min02s369
11º. Alex de Angelis (SMR/Pramac Ducati) a 1min02s604
12º. Colin Edwards (EUA/Forward FTR-Kawasaki) a 1min03s593
13º. Danilo Petrucci (ITA/Ioda Suter-BMW) a 1min20s450
14º. Karel Abraham (TCH/Cardion Ducati) a 1 volta
15º. Yonny Hernández (VEN/Paul Bird Aprilia) a 1 volta
16º. Hiroshi Aoyama (JAP/Avintia FTR-Kawasaki) a 1 volta
17º. Bryan Staring (AUS/Gresini FTR-Honda) a 1 volta
18º. Lukás Pesek (TCH/Ioda Suter-BMW) a 1 volta

Abandonaram:
Bradley Smith (ING/Tech 3 Yamaha)
Aleix Espargaró (ESP/Aspar ART-Aprilia)
Randy de Puniet (FRA/Aspar ART-Aprilia)
Claudio Corti (ITA/Forward FTR-Kawasaki)
Michael Laverty (IRN/Paul Bird PBM-Aprilia)
 
Fonte: http://tazio.uol.com.br
 
Voltar
 
 
Todos os direitos reservados (C) 2004 Copyrigth R Import Brasil