Quem Somos Motociclismo Automobilismo Náutica Ciclismo Parceiros
Wallpaper Oportunidades Cadastre-se Contato
   
Encontre-nos nas Redes  
 
 
 
    Notícias
 

domingo, 27 de outubro de 2013, 14:18
Lorenzo bate Márquez no Japão e adia decisão do título para Valência

 
Numa prova disputada com pista seca em Motegi, bicampeão venceu de ponta a ponta e é o único que ainda pode evitar conquista do novato no campeonato

Em um dia de sol e tempo seco, que contrastou com a chuva e a neblina que tanto atrapalharam as atividades de sexta-feira e sábado, Jorge Lorenzo fez uma apresentação de gala no circuito de Motegi e conquistou, neste domingo, sua sétima vitória na temporada 2013 na MotoGP, ao faturar o GP do Japão de ponta a ponta.

Largando da pole position, o bicampeão sustentou a liderança desde o início e controlou o ímpeto do novato e líder do campeonato, Marc Márquez, que chegou a pressioná-lo na parte intermediária da corrida. Dessa forma, garantiu um importante resultado que o manteve com chances de tirar o título do rival de 20 anos na rodada decisiva, em Valência.

Além disso, o competidor da Yamaha superou o estreante em número de vitórias no ano, chegando à 30ª em toda a carreira (que também foi a 200ª da história da marca japonesa). Com o primeiro lugar de Lorenzo e o segundo de Márquez, a diferença no campeonato caiu para 13 pontos (318 x 305), restando ainda 25 em disputa.

Lorenzo poderia ter descontado ainda mais do oponente caso seu companheiro de equipe, Valentino Rossi, não tivesse cometido dois erros cruciais logo no início da prova, que deixaram o heptacampeão alijado da luta pelas primeiras colocações.

O italiano havia arrancado bem nos primeiros metros e pulado para segundo, logo atrás de seu colega, mas escapou da pista na segunda volta, curva 11, caindo para quarto. O veterano ainda repetiria a falha na passagem seguinte, exatamente no mesmo ponto, desta vez com consequências piores, pois ele foi parar na área de escape e regressou em 11º.

Sem Rossi como escudeiro, Márquez e o outro competidor da Honda, Dani Pedrosa, partiram para cima do ponteiro, mas o melhor desempenho do protótipo YZR-M1 nas saídas de curva garantiu que o piloto de Palma de Mallorca se mantivesse à frente. Pouco depois, o líder da tabela cometeria dois pequenos erros, nas pernas 1 e 11, perdendo contato com a moto #99.

No fim, Lorenzo recebeu a quadriculada com vantagem de pouco mais de três segundos. Pedrosa completou a cerimônia de premiação, em terceiro, e deu adeus às chances do tão sonhado título. Álvaro Bautista e Stefan Bradl, respectivamente de Gresini e LCR, encerraram uma sequência de quatro modelos RC213v entre os cinco primeiros. Para o alemão, o resultado confirmou a recuperação plena de seu tornozelo direito, fraturado numa queda em Sepang.

Rossi ainda conseguiu se recuperar até o sexto posto, cruzando com vantagem razoável sobre a dupla da Tech 3 Yamaha, Cal Crutchlow e Bradley Smith, que ocupou o espaço entre sétima e oitava posições. Após voar sob chuva no sábado e ocupar a primeira fila do grid, Nicky Hayden voltou a sofrer com o GP13 da Ducati em pista seca e terminou só em nono, logo à frente do companheiro Andrea Dovizioso.

Competindo com uma moto oficial da Yamaha pela equipe YSP, o piloto local Katsuyuki Nakasuga foi o 11º, 10s à frente de Colin Edwards, da Forward FTR-Kawasaki. O veterano americano se aproveitou de uma queda de Aleix Espargaró, da Aspar ART-Aprilia, no 13º giro, para ser o mais bem colocado da classe CRT.

A reação de Lorenzo na parte final do campeonato levou a MotoGP a ter uma decisão de título na última etapa de seu calendário pela primeira vez desde 2006, quando Nicky Hayden bateu Valentino Rossi e se tornou campeão. Entretanto, a tarefa do bicampeão não será fácil em Valência, pois ele terá que vencer e torcer para que Márquez seja no máximo quinto se quiser chegar ao tri.

Caso Jorge termine em segundo, Marc não pode passar da nona colocação; se for terceiro, o rival terá que concluir abaixo dos 12 primeiros e, se for quarto, o novato não pode concluir na zona de pontos. O GP de Valência está marcado para daqui a dois fins de semana, no dia 10 de outubro.

Resultado final – Motegi (dez primeiros):

1º - Jorge Lorenzo (ESP/Yamaha) 24 voltas em 42min34s291
2º - Marc Márquez (ESP/Honda) a 3s188
3º - Dani Pedrosa (ESP/Honda) a 4s592
4º - Álvaro Bautista (ESP/Gresini Honda) a 19s755
5º - Stefan Bradl (ALE/LCR Honda) a 22s810
6º - Valentino Rossi (ITA/Yamaha) a 24s637
7º - Cal Crutchlow (ING/Tech 3 Yamaha) a 27s496
8º - Bradley Smith (ING/Tech 3 Yamaha) a 30s969
9º - Nicky Hayden (EUA/Ducati) a 37s010
10º - Andrea Dovizioso (ITA/Ducati) a 42s944
 
Fonte: http://tazio.uol.com.br
 
Voltar
 
 
Todos os direitos reservados (C) 2004 Copyrigth R Import Brasil